segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Mesa Redonda: A dor da perda dos descontinuados.



Olá Cheirosos!


Eis que a turma se reuniu novamente e o tema escolhido quase me dói o coração: Perfumes descontinuados. Sim, aqueles que você garra amor em certo momento da vida e não sei porque cargas d´agua a marca resolve não produzir mais. Daí é uma corrida para ver se consegue um frasco desgarrado, ou simplesmente entra no status de órfão. 

Algumas casas parecem adorar fazer isso (né Boticário), outras mantém as suas criações, mesmo que as vezes reformuladas (aleluia Chanel e Thierry Mugler). E algumas casas criam flankers atrás de flankers, todos os anos e se você gosta de um deles, certamente terá de fazer estoque (titio Jean Paul adora fazer isso com Classique e Le Male.)

Bora para a minha seleção:

Herve Leger Avon

Sim gente, isso mesmo. Avão encabeça a lista. Ele ainda é vendido na Avon internacional mas sumiu da Terra Brasilis. Tenho dois frascos (obrigada Lu!) e pra mim é um dos perfumes mais deliciosos que conheço. Consegue sentir o cheiro de magnólias leitosas embebidas em baunilha e mel? Sim, um floral gourmand! É cheiro de magnólias mas que dá vontade de comer. Simplesmente delicioso. Quem conheceu, sabe o que digo!



Covet Sarah Jessica Parker
Sim, perfume de celeb também entra. Covet foi um divisor de águas dentro deste tipo mais comercial de perfumaria simplesmente porque arriscou a ponto de se tornar quase um conceito, um perfume de nicho. Ele é diferente de tudo o que eu havia conhecido até então. É como se você caminhasse sobre grama recém cortada, apanhasse flores de lavanda e depois mergulhasse numa banheira de chocolate amargo. Sublime!


Escada Collection

Acredito que este inacreditável perfume vai aparecer em muitas listas dos blogs amigos. Porque Escada, PORQUE?????? Ameixas carameladas que se tornam defumadas e deitam em uma cama de suave e leitoso sândalo e almíscar. Escada também descontinuou o belo Magnetism, mas preferi escolher Collection. Nunca tive um frasco, apenas uma singela amostra que me faz arrepiar. Na tentativa de ter o seu aroma adquiri o Attar Dalal Al Rehab, que realmente parece com ele. Mesmo assim....esse frasco ainda ronda os meus sonhos.




Gloria Cacharel

Cacharel, sua bandida! Eu nem cheguei a ter um frasco, já conheci quando não existia mais. Pra que né, só sendo masoquista. Sabe comer cerejas ao marasquino bebendo licor de amareto enquanto também sente o aroma de amêndoas leitosas que saem do cobertor que te aquece? Querido, amendoado, cremoso, confortável. Enfim, um desejo sem fim. Pena





Gaultier² Jean Paul Gaultier

Quem me conhece sabe o amor que eu tenho por esse perfume. Esse é um dos que faço estoque, tenho dois frascos e se achar um desapego por aí certamente pegarei. De composição simples, quase linear, mas é de uma deliciosidade sem igual. Feito apenas com notas de base, almíscar, âmbar e baunilha, dura uma vida e só sai com o banho. Sabe como o sinto? Tomando quentão feito de vinho tinto e comendo arroz doce. É doce, denso, quente, ui, fico me sentindo. Ele é compartilhável então, homens, usem e abusem!



London for Men Burberry

Corram que ainda se encontra para vender!!! A querida Dâmaris me cedeu uma amostra deste lindo e claro que corri atrás de um frasco. Completamente compartilhável, é oriental especiado centrado naquele tabaco acanelado. Sabe sentar em uma poltrona de couro macia, sentir o aroma de um charuto ainda sem queimar e tomar chá de canela? Uma delícia para quem curte perfumes mais escuros e com pegada.







Byzance de Rochas

Lembro desse lindo frasco azul na bandeja de perfumes da minha mãe. Legítimo chypre floral oitentista, com aquela potência de milhares de notas, a complexidade dos temperos unido aos aldeídos. Uma profusão complexa como todo perfume da década. Faz tempo que não o sinto, não tenho amostra nem o frasco vazio mas lembro bem do quanto exalava, um rastro de poder e glória. 





Kenzo Amour Le Parfum

A historinha com o Le Parfum é até engraçada. na minha última ida à Rivera no Uruguai, a última passada nos free shops me levou a querer um Kenzo Amour. Só que peguei a caixa do Le Parfum, sem notar. Ao chegar no hotel abri e estranhei...o frasco deveria ser rosa! Ao senti-lo....ai meu pai, quase chorei. Me lembrou o meu amado (e descontinuado) Organza Indecence, com aquela canela esfumaçada, balsâmica, doce e com a base cremosa do Kenzo Amour original. Tenho o meu frasquinho de 30 ml e nem uso de pena de terminar!


Menção honrosa ao KALANIT Boticário. Esse perfume entrava nos meus sonhos mas na época não pude comprar. Sim, eu sei que ele copia o Amarige de Givenchy e que o Outspoken da Fergie para a Avon o perfaz muito bem. Mas eu queria o Kalanit mesmo. Já tenho paúra de conhecer perfumes da Boti porque eles simplesmente descontinuam os perfumes e os hidratantes como se fossem uma loja de roupas trocando a coleção. Fala sério Boti!!!

Poderia citar inúmeros outros, muitos mesmo, mas deixarei que vocês tenham essa experiência com os blogs amigos que também escreveveram sobre o mesmo tema. Bora visitá-los???

Dênis no 1Nariz
Helen no Helen Fernanda
Juliana no Le Mond est Beau
Priscila no Parfumée
Cassiano no Perfumart
Elizabeth no Perfumes Bighouse
Cris nobre no Templo dos Perfumes
Vanessa no Van Mulherzinha
Dâmaris no Village Beauté