domingo, 13 de dezembro de 2015

Vamos falar sobre mel: Resenha do Xerjoff Mamluk

(me  perdoem  a ausência  de imagens.  Sem note   só  no celu).



Quem é  vivo.... Pode desaparecer.  Ok,  assumo,  ando sumida (apesar de estar ativa nos -  muitos - grupos perfumistico no Facebook).  Tenho muitos perfumes (em frasco)  para resenhar e centenas deles em decants. 


Darei preferência à  eles (decants)  pois podem oxidar mais  rápido e tenho ícones da perfumaria de nicho que  me obrigo a falar. 

Hoje teremos um nicho ryco.  Xerjoff é  uma perfumaria de nicho luxuosa,  italiana,  criada por Sergio Momo em 2003. Aqui o negócio é separar "o joio do trigo".  Ter um frasco da marca é  para  poucos.  Me contento  com a amostra .

Ao  borrifar na pele  levo um " punch"  de mel de flor de laranjeira.  Sim,  sou da roça e sei distinguir qual a flor que a abelha buscou o sumo para fazer o mel.  O mel de flor de laranjeira é  doce e delicado sem aquele lado herbáceo e medicinal  do mel de eucalipto.

Procuro detectar outras notas escondidas atrás do doce melifluo  e encontro uma nota resinosa ou amadeirada macia e adocicada.  Sândalo,  Benjoin? Baunilha,  limão,   E sim.  Senti a flor.  Essa identifiquei  de cara,  um limpo jasmim doce sem a faceta animálica. 

Tudo isso antes de consultar o Fragrântica.  Quando vi que  tinha acertado boa parte das notas, foi como  ganhar na mega-sena. Me sinto iniciante ainda,  ainda que tenho experiências na área  a mais  de 10 anos.  Há  pessoas com a metade da minha idade e já  sabem muito mais,  ou tem talento  nato  ( David  Magalhães e Henrique Perrella).  

Na  verdade Mamluk não  é  complexo.

Eis suas  notas (não descreve  pirâmide.  Você  que descobre há! Esse é  o fascínio dos nichos. Nada  é  muito  óbvio).

 Almíscar. Osmantus,   flor de  Laranjeira (acertei no tipo do mel (de flor de laranjeira), jasmim,  ambar e benjoim seguido de baunilha   limão   oud  e caramelo. 

Opinião  pessoal: É um perfume  doce e quente.   Não  animálico nem nostálgico. Mas  intoxicante,  doce,  flores que acentuam esse aspecto  é um benjoim que perfaz  a " madeira  doce". 

Sim.  Ele é  bem doce  mas seu poder glicemico não não é óbvio. Acredito que possa  ser usado  por diabéticos.  

 É  quase minimalista em sua  pirâmide onde o rei é  o mel.  Precisa gostar desse aroma meloso para curtir a fragrância porque ele  quase "amassa"  as demais notas que são  coadjuvantes. É  um perfume  onde  o palco é  o mel.  As demais notas interagem discretamente.  Sua evolução é  lenta,  muda devagar e sutilmente. 

Eu mesma ando saindo das  doçuras.  Mas esse  me conquistou por ser provocativo e não  óbvio.  

Um perfume  "melado"  mas não  um gourmandices óbvio. Uso  para o frio (estou testando no ar condicionado) .  


Oud? Não senti.   Ou meu nariz fundiu de tanto  perceber o oud no Raghba e nos óleos da Al Hehab.

De qualquer  forma,  opinião sobre perfumes é  sempre pessoal.  Não Tome  o meu testemunho como algo estanque. Experimente  antes. 


Bjxxxx  de K-pax
CARLA 












sábado, 5 de setembro de 2015

Signature Avon: Uma surpresa deliciosa

Hello Amores!

Eu sumo mas eu volto. Pretendo retomar as resenhas (até porque há uma fila imensa de perfumes na espera) aos poucos e não tão longas.

Folheando uma das campanhas da nossa "Avão" deparei-me com aquela frase "última vez no folheto". Era do perfume Signature, clássico masculino de vários anos e sempre elogiado nas resenhas que lia.

Promo com um valor que condiz com a nossa situação financeira atual (vacas anoréxicas, convenhamos), vontade de conhecer....ah, levei. Até porque preconceito com casas de perfume não adentram o meu ser. 

Surpresa é sempre boa. Mas quando ela é delícia....



Signature é classificado como amadeirado aromático lançado em 2008. Na pirâmide constam como notas de saída toranja e maçã verde; Notas de coração bambu e gengibre. Notas de fundo cedro, madeira de teca e patchouli.

Minha opinião?? Frutado amadeirado. 

O que ele me passa é estar de se estar embalando em um balanço preso por cordas em uma arvore de cedro, sentindo a brisa enquanto toma um chá de maçã com gengibre.

A saída "espeta" um pouco o nariz com a picância do gengibre mas o sumo da maçã quebra e acrescenta crocância e suculência. Confesso que quase lambi o braço. 

Na evolução a face amadeirada e seca do cedro é leve e poderia dizer que sinto nitidamente uma nota não apresentada na pirâmide: almíscar. Este confere uma aura de limpeza aveludada, quase como roupa que passou por amaciante. Me lembrou DEMAIS o Light Blue da Dolce & Gabanna. Pesquisando as notas percebi que a impressão era realmente verdadeira. Eles compartilham as notas de maçã verde, bambu e cedro.

Não é um perfume que chega antes, empesteia o ambiente e deixa seu aroma por horas. Signature é discreto, perfume de aura, fica muito rente a pele, quase não apresenta sillagem após a saída frutada. Projeção discretíssima também. Quem chegar pertinho ou der um abraço certamente vai sentir. Duração mediana, em torno de 4 horas.

Um perfeito perfume-escritório. Não incomoda ninguém, é democrático e ainda por cima, homens e mulheres podem usar tranquilamente, apesar de sua classificação masculina. Pelo preço que paguei, compraria mais de um frasco para usar no dia a dia no trabalho. 

Bjxx de K-Pax.
Carla





quinta-feira, 23 de julho de 2015

Um mergulho na noite perfeita: Resenha do Miss Dior Le Parfum

Hello Amores!!!

Oh, eu tenho um blog!!
Desculpe, a minha memória é péssima e tenho focado em outros aspectos da minha vida em cidade do interior. Mas a minha participação nos grupos de perfumes no facebook é intensa e....aquilo, e algo que adoro demais.

Bem, no enrolations, vamos ao bonito. 

                                        Miss Dior Le Parfum


Frasco quase igual aos Miss Dior anteriores. Aliás, para quem sabe, a Dior é mercenária e, apesar de ter perfumes maravilhosos é dona de reformular seus sucessos afim de vender e lucrar mais. Miss Dior - Inicialmente Miss Dior Cherrie, porque um perfume Miss Dior (chamado hoje de Miss Dior Original (de 1957) Que desastre, parece até tradução de filme para o brasileiro).

Pesquisando vi que esse perfume - o Miss Dior - tem até o presente momento 21 flankers. Quer coisa mais capitalista que isso? Pois a venda de perfumes sustenta a indústria da moda. Por isso admiro nichos ou perfumes-conceito,como os do Thierry Mugler. Ou casas Indies-nicho como a Amberfig do David Magalhães e a Anne Walsh  no Brasil.

Mas....
Miss Dior Le Parfum lembra o Miss Dior original, o Miss Dior Cherrie ou o Miss Dior EDP atual?

Nops. Nada. é outro perfume. Inclusive poderia ser lançado como um perfume a parte.

Ceninha de imersão: Você produz em casa manteiga de amêndoas caseira. Quase como pasta de amendoin (ou toma um Frangélico, que é licor de amêndoas. Sim, o Frangélico seria boa referencia) Logo depois, chega à noite com o orvalho caindo nas folhas verdes, senta em uma pedra feita de âmbar e observa o alvorecer.

Não cita pralinê ou amêndoas , mas os primeiros segundos é o que eu sinto. Eu, oh, na sua pele pode diferir. 

Seguidamente, o âmbar quente abraça o verde e balsâmico patchouli, este necessário para quebrar a doçura e manter uma aura quente mas madura. Mugler foi gênio a fazer isso com Angel.

Com a evolução, as rosas - que estão no coração - aparecem na base, sedosas, sensuais. A rainha das flores. Em suma é um perfume noturno, que choca com  a saída,  surpreende com a evolução e te faz sentir quente, querido e desejável. Lindo, lindo, lindo!

Mas, como a "situaçã" financeira não anda lá essas coisas (para todos, convenhamos), espero que alguma  boa casa de contratipos lance um baseado nele. Fiquei na "querência"

Bjs de K-Pax amores


sábado, 6 de junho de 2015

Saí do coma: Blog voltando.

Hello Amores perfumados.


---


Sim, eu voltei! Sou escorpiana, um dos meus símbolos é a Phenix, a ave que renasce das cinzas.

Desde o início do blog eu sabia que o alimentaria aleatoriamente...com períodos de postagens extensas....e períodos de vácuo aparentemente eterno. 

A minha alma procede desse jeito, eu me conheço muito bem. E SABIA que isso iria acontecer.

Muitos me falam "mas assim tu deixa de ganhar dinheiro".

Como assim, ganhar dinheiro com blog? Pois é, tem um tal de AdSense que posta links de lojas e tal no blog. Eu sempre pedi (vai que entra alguma coisa) mas nunca aceitaram pq o blog não tinha acessos suficentes.

Então, se aparecer algum banner no meu blog, clicka nele se vc quiser. Pq o próprio google achou meu blog chinfrin pra isso. 

Ainda bem, kkkkk

Posts novos virão. Espero né. Muitos perfumes a resenhar ainda. Aguardem. 

quarta-feira, 25 de março de 2015

Jasmim avec Patchouli: Resenha do Yasamin Amberfig






Hello Amores perfumados!


Pois eu, no meu hiato blogueiro, fiquei quase 2 meses sem postar. Crises (financeira, do país, política, essas coisas) me impediram de escrever. E como eu não consigo ser sucinta e me utilizo muito de intuição, memórias e emoção para escrever, não deu. Nem participar das mesas redondas blogueiras. Humor bélico unido à probleminhas geram textos ruins, né vero? Melhor ficar quieto.

Pois então "misinfi" resolvi que deveria recomeçar a resenhar. E o primeiro da lista era o Belo e icônico Yasamin. 

Nessas horas ter amizade com o criador da fragrância é interessante pra saber como o néctar foi feito. As motivações da pessoa. E ele conseguiu. 

Bem, notinhas descritas:  Saída de Jasmin Sambac, baunilha de madagascar e Fava tonka brasileira; Corpo/coração Patchouli e na base Benjoin do Sião. 

Vamos fazer um story line?

Você está sentado em um banco de madeira úmida em uma praça ou campo inóspito. Acima, uma árvore de jasmins, alguns desmaiados (tapete de jasmins, praticamente).

O tempo é úmido, há aroma de terra molhada no ar. O jasmim intoxica seus sentidos.
Em segundos, cai uma chuva torrencial. Você não tem pra onde correr então....fica ali, levando agulhadas dos pingos e percebe o aroma mudar. A madeira do tronco da árvore, do banco da praça e dos jasmins moribundos caídos na grama. Jasmim está ali, abaunilhado mas há algo masculino pungente. Madeiras protegendo uma flor tão delicada. É o patchouli. Mas não o patchouli conhecido na perfumaria designer. É um patchouli escuro, navalhado, quase como um homem cortando madeira com um machado. O resultado desse lado brucutu?

Aroma de chocolate amargo. Patchoulis tem diversos aromas e facetas, mas o Patchouli "Chuck Norris" o mais selvagem, em sua evolução, amansa para um aroma de chocolate. Quer coisa mais linda? Guarre amor pelo Patchouli, há muitas facetas nele. Angel não seria tão famoso se não fosse um patchouli afiado pra amansar as notas ultra doces, né vero?

Então, a saída mostra um jasmim pungente, quase como se tivesse as folhas da flor maceradas junto. Com o nariz na pele consigo sentir o seu lado carnal, indólico, mas é bem sutil. Já a aura que ele cria ao redor da pessoa que o habita é de um jasmim orvalhado, límpido e cremoso.

Algum tempo depois, exalando como se não houvesse amanhã, a baunilha de junta no abraço com a flor. Na minha pele essa fase é breve pois temos uma nota...digamos, ciumenta aqui: o Patchouli. Chega chegando para tomar o jasmim para si. 

Sou amante fervorososa das notas de Fava Tonka e Benjoin mas quase não os sinto. O aspecto amendoado-baunilha da tonka e a madeira doce e defumada do Benjoim quase desaparecem na grandiloquência do Jasmin inicial (seria quase um Jasmin "à la Julliete has a Gun. Mulher, doce, mas perigosa". ) e a virilidade de um patchouli escuro que pouco vejo ser utilizado hoje em perfumes.

Vejo no Yasamin  a perfeita personficalção de masculino-feminino, In e Yang, Começa com aquela mulher opulenta ...e termina com ela no colo de um homem másculo...que quase empurra as demais notas por ciumeira, quer o Jasmim só pra si. Esse perfume é quase uma historia obsessiva de amor do patchouli pelo Jasmin. 

Resultado: sublime. Exala fortemete pelo menos 3 horas e permanece na pele por mais de 10 horas (isso que sou branca feiro verme de madeira, pele seca, nada dura na pinha pele.


Beijo especial no David Magalhães. 


PS: já pedi um exclusivo, haverão outros. 

Bjxx de  K-Pax

Fotos: O perfumístico

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Nicho para chamar de nosso: Amberfig



Bom dia amores! Faz tempo que não dou as caras , né vero?  Há momentos que passo por "bloqueio criativo"  e não sai uma resenha digna. Inclusive não participei das últimas mesas redondas entre os blogs de perfumes por isso.

Em resenhas passadas já esmiucei sobre a perfumaria designer e a de nicho mas não custa relembrar.  Marcas designers são nossas velhas conhecidas. Normalmente trabalham com moda, jóias ou relojoaria,  os perfumes não são o seguimento principal (se bem que a maior parte da renda das mesmas vem da venda de perfumes). Chanel, Dior,  Hermes, Guerlain, Cartier entre outras são exemplos de designers.

Marcas de perfumaria de nicho trabalham unicamente com perfumes. Há exceções como a Comme des Garçons. Seus perfumes são considerados nicho devido à ousadia e criatividade em suas criações.

O foco dos nichos são pessoas que procuram selecionar o que usam e preferem sair do usual (conhecidos como Connoisseurs). Se importam mais com o líquido precioso do que com a magia do marketing e frascos deslumbrantes (boa parte dos nichos são envasados em frascos simples e sem muitos atrativos).

O foco em um público tão específico dá liberdade de criação aos perfumistas e aqui que reside o seu encanto. Quem está acostumado aos lançamentos das marcas tradicionais pode estranhar o aroma desses perfumes: vão na contramão da perfumaria comercial. Você encontrará perfumes que nunca imaginou sentir.

Um aviso: caminho sem volta viu! Se quer manter a saúde do seu bolso passe longe deles!

Mas, no caso aqui, recomendo conhecer!

Sempre me perguntei como o Brasil, tão rico em matérias-primas exóticas para a perfumaria não possuía uma marca de nicho?

Pois agora temos!

Amberfig nasceu em Crato/SE focada na alta perfumaria utilizando em sua maioria essências naturais de altíssima qualidade. Em seu portfolio atual apresenta quatro perfumes: Oriental Noir, Cafe Massöia, Yasamin e Luminescência. Outros perfumes surgirão durante o ano.

A apresentação é linda e lúdica: Um frasco simples em ângulos retos em uma caixa de madeira artesanal personalizada e "estofada" (para as mulheres, dá pra fazer as caixinhas de porta jóias)

Um diferencial irresistível: Você pode criar o seu perfume exclusivo!


Felizmente o dono da marca é membro frequente nos grupos de perfume do facebook nos quais faço parte.

Tenho atualmente o Cafe Massöia e o Yasamin, junto com as amostras dos demais da casa.

Gente....nicho de verdade viu, bem diferentes de qualquer perfume comercial.

A concentração é Eau de Parfum mas eu arrisco que estão mais para extrato pois chegam a ser oleosos, além de durarem até o próximo banho. É preciso inclusive  ter cuidado com as roupas pois devido à concentração podem ocasionar manchas.


E detalhe: encomendei um exclusivo com as notas que gostaria de sentir em um perfume. Você gostaria de ter um exclusivo mas não entende nada? Fale quais os que você mais gosta e a ocasião de uso (trabalho, noite, academia, calor, frio)

Não estou ganhando nada divulgando a marca, mas acho necessário divulgar tamanha ousadia em um país que só valoriza o que vem de fora.

Aguardem que as resenhas sairão aos poucos, conforme a pessoa aqui se sinta inspirada para descrevê-los com maestria. 

Bjxxx de K-Pax.

Fonte: http://www.amberfig.com.br/; http://www.perfumart.com.br/blog; google