segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Mesa Redonda: A dor da perda dos descontinuados.



Olá Cheirosos!


Eis que a turma se reuniu novamente e o tema escolhido quase me dói o coração: Perfumes descontinuados. Sim, aqueles que você garra amor em certo momento da vida e não sei porque cargas d´agua a marca resolve não produzir mais. Daí é uma corrida para ver se consegue um frasco desgarrado, ou simplesmente entra no status de órfão. 

Algumas casas parecem adorar fazer isso (né Boticário), outras mantém as suas criações, mesmo que as vezes reformuladas (aleluia Chanel e Thierry Mugler). E algumas casas criam flankers atrás de flankers, todos os anos e se você gosta de um deles, certamente terá de fazer estoque (titio Jean Paul adora fazer isso com Classique e Le Male.)

Bora para a minha seleção:

Herve Leger Avon

Sim gente, isso mesmo. Avão encabeça a lista. Ele ainda é vendido na Avon internacional mas sumiu da Terra Brasilis. Tenho dois frascos (obrigada Lu!) e pra mim é um dos perfumes mais deliciosos que conheço. Consegue sentir o cheiro de magnólias leitosas embebidas em baunilha e mel? Sim, um floral gourmand! É cheiro de magnólias mas que dá vontade de comer. Simplesmente delicioso. Quem conheceu, sabe o que digo!



Covet Sarah Jessica Parker
Sim, perfume de celeb também entra. Covet foi um divisor de águas dentro deste tipo mais comercial de perfumaria simplesmente porque arriscou a ponto de se tornar quase um conceito, um perfume de nicho. Ele é diferente de tudo o que eu havia conhecido até então. É como se você caminhasse sobre grama recém cortada, apanhasse flores de lavanda e depois mergulhasse numa banheira de chocolate amargo. Sublime!


Escada Collection

Acredito que este inacreditável perfume vai aparecer em muitas listas dos blogs amigos. Porque Escada, PORQUE?????? Ameixas carameladas que se tornam defumadas e deitam em uma cama de suave e leitoso sândalo e almíscar. Escada também descontinuou o belo Magnetism, mas preferi escolher Collection. Nunca tive um frasco, apenas uma singela amostra que me faz arrepiar. Na tentativa de ter o seu aroma adquiri o Attar Dalal Al Rehab, que realmente parece com ele. Mesmo assim....esse frasco ainda ronda os meus sonhos.




Gloria Cacharel

Cacharel, sua bandida! Eu nem cheguei a ter um frasco, já conheci quando não existia mais. Pra que né, só sendo masoquista. Sabe comer cerejas ao marasquino bebendo licor de amareto enquanto também sente o aroma de amêndoas leitosas que saem do cobertor que te aquece? Querido, amendoado, cremoso, confortável. Enfim, um desejo sem fim. Pena





Gaultier² Jean Paul Gaultier

Quem me conhece sabe o amor que eu tenho por esse perfume. Esse é um dos que faço estoque, tenho dois frascos e se achar um desapego por aí certamente pegarei. De composição simples, quase linear, mas é de uma deliciosidade sem igual. Feito apenas com notas de base, almíscar, âmbar e baunilha, dura uma vida e só sai com o banho. Sabe como o sinto? Tomando quentão feito de vinho tinto e comendo arroz doce. É doce, denso, quente, ui, fico me sentindo. Ele é compartilhável então, homens, usem e abusem!



London for Men Burberry

Corram que ainda se encontra para vender!!! A querida Dâmaris me cedeu uma amostra deste lindo e claro que corri atrás de um frasco. Completamente compartilhável, é oriental especiado centrado naquele tabaco acanelado. Sabe sentar em uma poltrona de couro macia, sentir o aroma de um charuto ainda sem queimar e tomar chá de canela? Uma delícia para quem curte perfumes mais escuros e com pegada.







Byzance de Rochas

Lembro desse lindo frasco azul na bandeja de perfumes da minha mãe. Legítimo chypre floral oitentista, com aquela potência de milhares de notas, a complexidade dos temperos unido aos aldeídos. Uma profusão complexa como todo perfume da década. Faz tempo que não o sinto, não tenho amostra nem o frasco vazio mas lembro bem do quanto exalava, um rastro de poder e glória. 





Kenzo Amour Le Parfum

A historinha com o Le Parfum é até engraçada. na minha última ida à Rivera no Uruguai, a última passada nos free shops me levou a querer um Kenzo Amour. Só que peguei a caixa do Le Parfum, sem notar. Ao chegar no hotel abri e estranhei...o frasco deveria ser rosa! Ao senti-lo....ai meu pai, quase chorei. Me lembrou o meu amado (e descontinuado) Organza Indecence, com aquela canela esfumaçada, balsâmica, doce e com a base cremosa do Kenzo Amour original. Tenho o meu frasquinho de 30 ml e nem uso de pena de terminar!


Menção honrosa ao KALANIT Boticário. Esse perfume entrava nos meus sonhos mas na época não pude comprar. Sim, eu sei que ele copia o Amarige de Givenchy e que o Outspoken da Fergie para a Avon o perfaz muito bem. Mas eu queria o Kalanit mesmo. Já tenho paúra de conhecer perfumes da Boti porque eles simplesmente descontinuam os perfumes e os hidratantes como se fossem uma loja de roupas trocando a coleção. Fala sério Boti!!!

Poderia citar inúmeros outros, muitos mesmo, mas deixarei que vocês tenham essa experiência com os blogs amigos que também escreveveram sobre o mesmo tema. Bora visitá-los???

Dênis no 1Nariz
Helen no Helen Fernanda
Juliana no Le Mond est Beau
Priscila no Parfumée
Cassiano no Perfumart
Elizabeth no Perfumes Bighouse
Cris nobre no Templo dos Perfumes
Vanessa no Van Mulherzinha
Dâmaris no Village Beauté






22 comentários:

  1. Respostas
    1. Consegui um segundo frasco. Um dos florais mais perfeitos que conheci!!!

      Excluir
  2. Compartilho meu protesto com O Boticário: mais respeito às nossas memórias olfativas, não é Carla??? Você compra seu Rhea, Royalty, usa como se não houvesse amanhã e quando vai comprar outro, a vendedora te olha e diz "esse saiu de linha"! Só nos resta o choro e ranger de dentes...
    O Byzance é hours concours, deixou uma geração de órfãos. Era lindíssimo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, já cheguei à conclusão que investir em Boti é como amor de verão. Curte e depois esquece. Se garrar amor, faz estoque de 4 frascos pra cima. Triste.

      Excluir
  3. Carla, damos as mãos e choramos juntas? Topa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trago junto a cordinha e procuramos um pé de couve para se enforcar.

      Excluir
  4. Pois é, Covet é outro caso estranho. Mas Gaultier² é um assombro de bom e um mistério a ser desvendado.
    Existem algumas "alternativas" que até funcionam na pele masculina, como Altamir e Fuel for Life Spirit. Mas na pele feminina eu já não sei, já que a fragrância única e sem pirâmide olfativa dele é mutável em cada usuário(a).
    A nossa sorte é que para alguns casos citados existem os "desapegos" e a ajuda do Facebook com seus inúmeros grupos de trocas e vendas. Piro é quando a gente só vê algumas oportunidades depois de 1 semana...aí é triste² (pior que o Gaultier!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiano, tive o Altamir (sequei o frasco) e realmente parece com o meu saudoso Gaultier com a diferença que há uma bela flor de laranjeira na saída. Eu que normalmente não curto essa flor achei uma bela composição deixando a saída mais aberta. Mas nunca mais encontrei o Altamir pra comprar e temo que tb descontinuaram. Ó dor!

      Excluir
  5. Covet e Gloria, duas perdas que eu sinto daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, vi o Covet pra vender na fragrancex ainda!!!! Estou com vontade de comprar mais um frasco.

      Excluir
  6. ... fiquei aqui a imaginar a cena: esperando a baunilha Kenzo Amour e dando de cara com a lindíssima incensada do Le Parfum! Não há palavra suficiente para descrever o qto esse perfume é lindo. E Glória? Por favor, Cacharel... por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dâmaris, literalmente caí pra trás sentada na cama, estupefada com a semelhança do meu finado organza indecence. Foi a melhor compra "errada" que já fiz. Se achar algum frasco dando sopa é certo que comprarei.

      Excluir
  7. Covet uma delícia. Ainda tenho e economizo. Kenzo descontinuou muitos. Fiquei mal. Rochas idem. E alguns que existiam nas nossas prateleiras os importadores resolveram "descontinuar". Lá fora ainda tem. A perfumaria nacional também é campeã nos perfumes de uma estação. É esta neura da novidade que assola as pessoas. Do descartável. O público de maneira geral não se interessa no artigo que está no mercado há mais de 2 ou 3 anos. Quer sangue novo. Fico pensando que estamos no limite e logo logo ocorrerá um retrocesso para as coisas estáveis, duráveis, confiáveis,e que proporcionam referências. O descartável gera lixo. Em todos os setores. Talvez isto explique o meu saudosismo na perfumaria.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, tu como uma guru na época que não havia sequer acesso à blogs brasileiros (somente o teu e o da Rosa Negra) deve sentir ainda mais essas perdas. Malditas sejam os órgãos que proibem matérias primas que levam à uma reformulação ou descontinuação e à essa moda nojenta de fazer perfumes baseado nos "mais vendidos". Saudade de anos passados onde perfumes eram criados com maior liberdade. Por isso acabamos por esbarrar nas casas de nicho ou linhas exclusivas quee ainda preservam essa liberdade.

      Excluir
  8. Imaginei um tantinho das tuas escolhas...rs
    imaginei o herve leger(quase o citei, queria fazer um top 10 mas ando tão cansada e ocupada q reduzi para top 5) , london e o gaultier 2

    enfim, uma mesa redonda para chorar litros(chorei, haha) bjs amada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A unica coisa que alivia o meu coração apertado é que muitas pessoas o tem e não usam, além de ser encontrado na avon internacional. Estou com o ombro disponível

      Excluir
  9. Byzance, KA Le Parfum... tantas delícias... como podem fazer isso com nós, pobres GAPAS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase como responder para onde vão os guarda chuvas e canetas bic. Parece que fazem por gosto só para nos desesperar e sair catando jo ebay à custos proibitivos.

      Excluir
  10. Cada lista revela bem o estilo que amamos, né? Aqui muita baunilha, perfumes doces e intensos. Esse Hervé Leger conheci rapidão, por curiosidade ( acho o frasco belo e falavam tão bem na APP) na loja e gostei dele sim, achei delicado!
    O Covet consegui a pouco tempo também depois de ouvir muito vcs chorarem por ele. Cheira grama mesmo, verdinha, cheiro de floresta eu chamo o estilo, mas aqui com o chocolate meio amargo. É bonito mesmo. Essa grama dele me lembra do lindão do Baiser Volé. Adoro esse aspecto.
    Byzance já começa ofuscando pelo frasco lindo demais, né? Turco!
    O Gloria é um dos perfumes mais intenso que conheço, ele rescende à qualidade, a coisa bem feita.
    E o Escada...macio, né? Gostei de saber que tem attar com aquele cheirinho.
    Adorei a lista, ótimas escolhas.
    bjus
    Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, se não me falha a memória conheci muitos contigo e Glória foi um deles. Que pecado! !!

      Excluir
  11. Essa coisa de "querer o Kalanit mesmo", sei bem como é... É o conjunto, não tem jeito! Também sofro disso, Carlinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não sofre quem não é GAPA. A única coisa que me acalenta é que junto à mim muitos choram as perdas.

      Excluir

Apimente o PV, seu comentário é muito importante!