sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Uma visita ao Oriente Médio - Attar

A magia do Oriente



Esse post poderia começar com o Sérgio Chapelin : "Attar. O que são, como são processados, de onde vem e para onde vão...."

Agarwood
Brincadeiras a parte, a perfumaria não se limita à aqueles frascos lindos e de marcas conhecidas. Sua origem inclusive é muito antiga, idos de 5000 anos atrás. Originados na Índia, o nome Attar em árabe significa perfume. Uma característica marcante nos perfumes orientais é a presença do Agarwood, ou simplesmente Oud, uma madeira considerada cara e com odor amadeirado-mofado amendoado. É pungente e percebe-se muito bem essa nota quando o perfume a contém (inclusive a algum tempo houve um BOOM de Oud na perfumaria comercial). O agarwood inclusive é um pouco temido pela comunidade dos viciados em perfumes devido à sua característica marcante.

Mas nem todo Attar tem Oud, sabia?
Inclusive, Attar em si é um perfume em óleo, não há diluição com álcool. Altamente concentrados e de evolução interessante e diferente, deve ser aplicado somente na pele, nunca nas roupas devido ao perigo de manchas. 

Prazer, Raghba. Eu sou um poder.
As marcas que produzem Attar também dispõe das versões diluídas, como Parfum ou Eau de Parfum. A maioria é produzida no Oriente Médio, mais forte na Arábia Saudita. Eu inclusive tenho um legítimo perfume da região, com apelo oriental amanteigado-doce-baunilha, que é o Raghba Lattafa. Inclusive o comprei depois da "desbundante" resenha que a querida Diana fez no A Louca dos perfumes

Attar são encontrados tanto à preços módicos como a valores que superam nichos caríssimos. As marcas são muitas,  algumas inclusive são conhecidas e consideradas marcas de nicho e não necessariamente perfumes orientais. Eis aqui algumas delas (clique no nome da marca para visitar o site próprio).


Olhem esses frascos....de cair o queixo.

Feitos no Oriente Médio, recentemente embarcaram na Terra Brasilis e são vendidos aqui! Os frascos são deslumbrantes, verdadeiras jóias. O preço acompanha o que mostra, mas reitero, vale muito a pena conhecê-los. 





Meu Montale

Originários na Arábia Saudita, conquistaram os franceses e a partir daí, o mundo. Muito conhecidos entre o nosso grupo de viciados, eu inclusive tenho um (Amandes Orientales, preciso resenhar). O único porém são os frascos, todos padronizados em formato cilíndrico metálico, o que os deixa meio monótonos para quem curte frascos diferentes. Inclusive, olha o meu aí:





AL HARAMAIN

Fundada na Arábia Saudita, produz desde attars até produtos para a casa e incensos.

AJMAL



Lançada em 1951, é uma das mais tradicionais marcas de nicho nos Emirados Árabes unidos, tendo 140 (!!!) perfumes em seu portfólio.

AMOUAGE


Essa é velha conhecida e uma das marcas mais desejadas entre nós, os perfumólatras. Amouage foi criada em 1983 pelo Sultão de Omã. O motivo? Restaurar a grande arte da perfumaria árabe. Certamente conseguiu o seu intento. Assim como a Montale, mantém uma padronização em seus frascos. Pude conhecer o Amouage Ubar através da Ego in Vitro. Gente....sem palavras para descrever. O dia em que baixar um poeta escrevo sobre. 

AL REHAB

Chegamos à uma das casas de nicho Árabes mais democrática, assim vamos dizer. Faz tanto attar, perfumes, fragrâncias para casas, perfume sólido, incensos.  E entre os seus, há os attares "Al Rehab",  os legitimamente árabes, com aquela pegada oriental pesada com oud, os "French Style", até attar e perfumes com tendências ocidentais, onde encontramos perfumes parecidos com o que vemos hoje em perfumarias. 

Ah, e é tão diversificado que temos attar em belíssimos frascos....



E também em frascos Roll-on, em óleo, simples e baratíssimos (média de U$ 4,00 6 ml)
E o porque deste post introdutório?
Pois então....tem algum tempo que entrei nessa área perfumística, já possuo três attars, deste Roll-on da marca e são impecavelmente bons. Pois não resisti ao precinho, à curiosidade e aos comentários positivos...então, estão aí.

Aguardem que vai sair resenha de cada um deles.

Há muitas e muitas marcas de perfumes orientais, coloquei apenas algumas. Conforme o tempo passa e vou conhecendo, reitero aqui.

Ah, antes passem urgentemente nas postagens que a Beth Bighouse fez sobre eles. Tem MUITA informação, me ajudou inclusive a fazer este post. 

Fábio Condé também explanou com maestria sobre eles no seu O Perfumístico.

Bjxxx de K-Pax

Fontes: Fragrântica, Perfumes Big House, O perfumístico, Google.

6 comentários:

  1. Linda... Ontem mesmo tentei comentar, mas não consegui. E hoje me deparo com este post... Leu meus pensamentos?! rs...Queria te perguntar...
    Achei o Shalimar pra comprar no site Perfumes Originais ( se quiser depois dê uma olhadinha lá).
    A moça disse que vai me mandar uma amostra de perfume de nicho da Montale.
    Por um a caso vc teria uma sugestão?! O que vc falou lá não tem rs. Sugere outro?!
    Ou qual perfume de nicho vc escolheria?!
    Besos
    Obrigada.
    Queria um bem poderoso, bem rico.
    Obrigada mesmo.
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vivi! Ai, que escolha difícil! Montale tem tantos maravilhosos. Conheço particularmente o Chocolate Greedy, que como o próprio nome....chocolate para passar na pele, muito gourmand mas não doce demais. Chocolate de qualidade sabe? E tenho o Amandes Orientales, que acho divino" Amêndoas doces, escuras, licorosas, lembra um pouco o HP (Hypnotic Poison).

      Bah, me perguntar de perfume de nicho é como pedir para uma pessoa faminta escolher só uma coisa diante de um bufê. O fato é que conheci várias mas não conheço nem a ponta do Iceberg, existem muitos! Vai muito do teu gosto também, se gosta de florais, orientais, gourmands....Caso goste de chocolate, recomendo o Bond No 9 I Love NY for all. Moccacino em frasco!

      Excluir
  2. Nossa custei a conseguir comentar...
    as opções que tem de comentário é muito complicada.
    porque vc não tira essas opções?! eu coloque comentar como anônimo?!
    Desculpa é só sugestão.
    Talvez esse seja o motivo de ter poucos comentários.
    Besos
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois já me falaram isso, tentei facilitar mas não ocorre com todo mundo. Críticas construtivas são necessárias e é sempre bom dar dicas.
      Recoloquei o anônimo mas deixei os coments moderados (aparece alguns absurdos )
      bjssss

      Excluir
  3. Olá. Onde consigo comprar esses perfumes em São Paulo, ou algum site confiável? Bjos. Adorei seu post

    ResponderExcluir
  4. Comprei um frasco de Raghba de 100 ml ás escuras imbuído por diversas resenhas favoráveis. Porém, a decepção foi imensa. Pensava em não comentar com palavras desabonadoras nenhum perfume, mas concordo com diversas outras pessoas que se referiram a "sujeira", "nojo" e até "carniça". O que sentimos, eu e a minha mulher, a princípio, foi um cheiro de própolis dominante. Em seguida, qualquer pessoa que conversava conosco eu tinha a impressão de mau hálito. Achei estranho essa percepção coincidente de que todos estariam assim, porém percebi que o cheiro vinha do perfume. Com o passar do tempo senti um odor instintivo de ciganos que não tomam banho e passam perfumes fortes sobre o suor e áreas íntimas, como a genitália (como já resenharam também). Pretendo insistir nele mas com um clima bem frio e diminuir a dose. Enfim, esse perfume é muito complexo, deve ser limitado seu uso então concluo que não vale a pena arriscar.

    ResponderExcluir

Apimente o PV, seu comentário é muito importante!