quarta-feira, 16 de abril de 2014

Polêmica Fit: Colágeno - O que a indústria não te conta...

Polêmica Fit na área.

Existem milhares de assuntos que posso abordar nesta página, conforme lembro os posts sairão. Me dão mais trabalho simplesmente porque demanda de pesquisas e fontes confiáveis. Não sou eu quem está dizendo, não é diretamente a minha opinião mas sim constatações que cheguei ao pesquisar -um pouquinho- mais. 

O que tenho visto, e pasme, ser recomendado por médicos da área da dermatologia cápsulas de colágeno hidrolisado para evitar/reverter a flacidez da pele.

(pausa para uma suspirada frustrada)

Então, tu compra:





Para evitar isto:



Sinto dizer, o que vai ficar flácido aí é somente o seu bolso.


Sempre me perguntei o porque do BOOM do colágeno, porque receitam tanto, porque iludem as pessoas com um suplemento que não vai melhorar em nada o estado de flacidez ou rugas da pele? 



Tudo começou lá nos anos 70, com injeções de colágeno e evoluiu até o que vemos hoje, potes e potes do "milagroso" colágeno hidrolisado. Pelo fato do colágeno ser a principal proteína encontrada em nossos tecidos conjuntivos (advinha? A pele é um deles), o pensamento comum foi...e se recolocássemos o colágeno perdido?



Com aula de biologia de ensino médio dá para matar a charada. 

Colágeno nada mais é que uma proteína. Uma proteína é composta por uma cadeia de aminoácidos, que nada mais são que os "tijolinhos". Qualquer proteína, seja ela qual for (da carne, ovos, proteínas vegetais) é constituída de aminoácidos, diferindo apenas quais deles e o tipo de cadeia formada.


Quando nos alimentados de uma proteína (sim, o Colágeno é uma delas), o processo de digestão as degrada em...tãdãm, aminoácidos. Nosso organismo só consegue bio-aproveitar as proteínas desmembrando as cadeias e soltando os "tijolinhos".



O que isso nos diz? Que o colágeno, chegando no estômago, será desmembrado e seus aminácidos serão utilizados para a produção de qualquer tecido do nosso organismo. E não necessariamente de colágeno.



Daí tu me pergunta: "Ah, mas os aminoácidos do colágeno vão formar colágeno no corpo!!!"




Sim e Não! Sim porque os aminoácidos do colágeno ingerido realmente podem ser remanejados para a sua futura produção. Não porque para a produção de colágeno, necessita-se dos aminoácidos: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina;  as vitaminas: C, E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantotênico e biotina, e os minerais: manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício. A  a hidroxiprolina é especialmente  importante para a estabilização da molécula do colágeno. E a hidroxiprolina só é eficientemente produzida com a presença de vitamina C. 


E digo outra: o colágeno em si tem baixo valor biológico, o organismo não aproveita eficientemente seus aminoácidos. Para isso, muito mais interessante (e eficiente) utilizar-se de proteínas contidas em carnes em geral, ovos, peixes, que além de conter aminoácidos essenciais, contém todos os outros componentes necessários. 


"Mas e as proteínas vegetais?" Caso você for vegetariano, realmente terá de lançar mão delas. Na verdade, proteínas vegetais tem baixo valor biológico por não conterem tantos aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B. Claro, isso não impede de você ter uma variada dieta voltada para proteínas vegetais. Há problemas com fitatos, mas isso é assunto para outro post. 


Então, a indústria em si visa o lucro. Ela não vai te contar que o produto não serve para o que foi destinado. Interessa saber que está vendendo, médicos indicam e gera lucro. Mal não faz, o efeito Placebo é devidamente comprovado então...porque não vender?


Você usa e quer continuar usando? Ok, quem sou eu para dizer que não. Agora, passar informação é sempre bom, fora que não gosto de viver de ilusão.  Quer evitar a degradação do seu colágeno ou repor eficientemente? Alimente-se com consciência e planejamento (não precisa ser radical )evite processados, conservantes, álcool e tabaco, faça exercícios e priorize boas proteínas na sua alimentação. Dessa maneira, terás todo o colágeno que o seu corpo for capaz de repor ao seu favor. 

Bjsss de K-Pax

Fontes:http://drvictorsorrentino.com.br/o-mito-do-colageno/; http://www.news-medical.net/health/Collagen-Types-and-Linked-Disorders-(Portuguese).aspx; http://www.vanessalobato.com/2009/06/colageno-sera-que-auxilia-na-firmeza-da.html;   http://www.nutricio.com.br/proteina-animal-e-proteina-vegetal.htm; Tratado de Fisiologia Médica, Guyton e Hall. 

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