quarta-feira, 2 de abril de 2014

Terre d´Hermes - Hermes







Desde o início do Blog, entre configurações e busca sobre assuntos a serem abordados, acabei por não fazer nenhuma resenha nova. Arquivos com resenhas mais antigas aguardam sua estreia por aqui. Fazendo o link com a família dos Amadeirados Especiados, resolvi que valia muto uma resenha de perfume que faz jus ao próprio nome. 

Terrinha da Hermes "Mobain", não é para qualquer um. Conheci esse poderoso devido à uma amostra que a Dâmaris, do Village Beaute  me passou (aliás, muitas amostras!!!!! Nem sei como agradecer!).

O nome do perfume e a descrição de suas notas me remetiam à um amadeirado com um patchouli terroso, acento de vetiver e saída cítrica. De fato, ele se mostra assim na pele masculina, pelos menos em quem testei e na opinião dos homens que o usam, com pequenas variações.

Mas..e na pele feminina? Uma das notinhas de sua composição estão entre as minhas amadas e que normalmente se acentua, atropela todo o resto tal como cabra alpinista para rapidamente chegar ao topo e brilhar. Praticamente uma das notas mais "aparecidas" entre as que sobressaem comigo.

Bem, vamos à pirâmide

Saída: Laranja, Toranja
Corpo: Pimenta, Pelargonio (é uma flor)
Fundo: Patchouli, Cedro, Vetiver, Benjoim

Quem me conhece a mais tempo sabe muito bem de qual nota falo. Já Já chego nela. 

Imersão: 

Imagine um escritório austero, com móveis em entalhes tradicionais de aspecto vintage, sério, madeiras recobrindo as paredes e teto. Esculturas que transcendem requinte, firmeza. 

Sobre a mesa, um pote de vidro simples ostenta um pout-porri de ervas, pimentas e frutas secas como laranja e limão.


 Você observa a janela que se abre para um dia frio e ensolarado. A brisa sopra levemente, trazendo o aroma de madeira escura, levemente mentolada dos cedros que estão no terreno adjunto. Ao lado do pote de vidro há uma caixa aberta de charutos, onde o aroma de tabaco achocolatado ainda não queimado desprende com delicadeza, quase como mirra doce. 




Ahh, blog é uma delícia por isso! Posso encontrar imagens para deixar a imersão mais real. 

Terre d´Hermes é essencialmente masculino, mas nem por isso delicioso de ser sentido em uma pele feminina. A saída é de madeira levemente mofada, esfumaçada,  algo mentolada. Vetiver, que lindo vetiver!!! A laranja aqui não se apresenta suculenta ou recém cortada. O acento é mais adocicado e intimista, exatamente como laranjas secas. E essa laranja é salpicada de pimenta branca raladinha na hora (é menos intensa e aromática que a preta, não "espeta" o nariz como esta, mas ainda muito presente). Essa mistura de vetiver-laranja seca e pimenta me lembra, bemmm de longe do aspecto levemente sujinho do cominho. Mas só senti esse detalhe pela terceira vez que provei e observei (estou testando a 3 dias). 

A madeira de cedro acompanha toda a evolução acentuando a virilidade, mas não atabalhoadamente. Está mais como a manjedoura das outras notas. Ante à tantas notas aromáticas, não percebo um patchouli gritante. Vem mais sutil, equilibrado. Aliás, tudo em Terre d´Hermes remete ao equilíbrio.  

E...sabem a notinha que citei lá em cima, a abelhuda aparecida que adora sapatear sobre as outras, NA MINHA pele?

Benjoim. É um óleo extraído do tronco da árvore Styrax como resposta à uma agressão (assim como a Seringueira produz o látex). O aroma dele?? Madeira com forte acentuo de baunilha. Madeira doce, intensa, levemente incensada.
Benjoim
Quando eu o provei pela primeira vez comentei nos grupos de perfume do facebook que ele havia se tornado levemente adocicado, nada masculino demais, mesmo com as outras notas em dominância. E todas as opiniões foram unânimes: não é perfume para mulher. Pois é o benjoim que domesticou esse legítimo representante dos perfumes masculinos por excelência. Terre d´Hermes é para o século XXI o que o Azarro, Kouros e One Man Show foram para os anos 80. É cromossomo XY certamente, mas como todo perfume moderno, pode transitar por outros lados. 



Fontes: www.fragrantica.com; http://www.tabacoshop.com.br/;  ellisweetdesigner.blogspot.com

5 comentários:

  1. Não é pra mim, mas pela sua descrição é um desbunde! Meu marido escreve um blog sobre tabacos, e ele faz como vc: imersões! Imagens, memórias! Que delícia isso! Viajar sem sair do lugar, fisicamente falando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é um desbunde mesmo, tanto é que faz sucesso entre os homens que o usam. Para a grande maioria das pessoas não é tão conhecido como um One Million. Vejo o Terre como um legítimo homem bem sucedido, másculo mas sem preconceitos com outros estilos, é seguro de si. O acento doce dado pelo benjoim é discreto mas ainda sim presente.

      Excluir
  2. Oi Carla, tenho curiosidade de conhecer este perfume por que amo cheiro de terra molhada,tipo qdo da uma chuviscada e molha a terra
    Acho que este será o próximo que darei de presente para meu marido
    Beijos perfumados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm Baronesa, a mistura de notas aromáticas, principalmente do vetiver+laranja seca + pimenta dá o tom terroso, mas terra picante (por isso senti um cominho que não há nele). Mesmo sendo seco, ainda quarda um leve adocidado. Benjoim, meu amor, como adoro essa nota! Não há perfume que eu não goste com ela.

      Excluir
  3. hello Carla,

    Tenho o Terre d' hermés, pra mim uma obra de arte.Gosto da abertura cítrica, porém as notas amadeiradas que dão o cheiro de macho Como estou usando o perfume e nunca perguntei aos outros sobre projeção. O q vc diria sobre a projeção dele? Consegue sentir a que distância de quem o usa, ele deixa rastro?

    Curiosidade: Em dias quentes uso um perfume baratinho da Natura, recebo vários elogios, mas com o caro Terré nada... Esse perfume agrade mulheres?

    Rodrigo

    ResponderExcluir

Apimente o PV, seu comentário é muito importante!