quinta-feira, 27 de março de 2014

Polêmica Fit

Como tudo nessa vida, não vivo flutuando num mundo  cheiroso o tempo inteiro. Vida real inclui trabalho, estresse, correria no dia a dia, problemas para resolver. 

Resolvi criar essa página no Blog à pedidos. Quem me conhece sabe que eu tenho um caso de amor com exercícios pesados e uma curiosidade insana de querer entender de como o nosso organismo funciona, ou seja, fisiologia pura.

Tratado de Fisiologia Médica - Guyton & Hall. A Bíblia inicial da Medicina. E o meu livro de cabeceira. 


Observação: Não sou educadora física nem médica (apesar de admirar muito essas profissões, leio muito à respeito) mas apenas alguém que não se contenta com respostinha pronta e gosta de ir à fundo.

Ah, vais me dizer....." Tu também nesses papos fitness, de massa magra, de carbo, de tomar whey..."


Pois é gente, irei desabafar agora. Eu adoro musculação e dietas SIM.


Mas ando odiando essa banalização que ocorreu de uns anos pra cá. Na verdade, virou uma febre! Hoje todos sempre tem uma palavra ou "dica" bacana para "crescer", "secar", ou ou dois, ou acabar com a celulite, conseguir o seu tanquinho ou aumentar os deltóides em dois meses.Ignora-se quem está à ANOS nesse meio, mesmo que no amadorismo. Já passei por essa fase e entendo a atual euforia no assunto, não julgo ninguém O problema é que assim como a atual fase da "vida saudável" é uma evolução muito boa pois leva as pessoas a saírem do sedentarismo e se alimentarem melhor, o viés negativo também aparece com força na forma de falácias, mitos ou abuso de substâncias na sana de querer resultados para ontem.


Bem, não estou aqui para dizer "isso é certo, isso é errado, faça assim, assado, frito....."
Nada disso. Depois de alguns aninhos de estrada no meio posso dizer que nada é completamente correto ou errado até porque estudos na área estão sempre saindo no forno e muitos dogmas são quebrados. Individualidade biológica é um fator IMPORTANTÍSSIMO e por isso que copiar o treino da Juju Salimeni ou do Sardinha, na maioria das vezes, acaba não gerando os resultados esperados.


Mas fazer um treino "pronto" de alguém que conseguiu o que quer é errado??? Claro que não! Acontece que o seu organismo, as suas células, a composição de suas fibras musculares, a modulação de seus hormônios e a sua alimentação, seu descanso e estresse, TUDO isso influencia para um resultado eficiente.Ou não. O problema justamente é DESCOBRIR qual é o treino e dieta que funciona pra você. 



E gente...isso leva tempo!!! Se você tiver o apoio de um bom educador físico e um nutricionista esportivo provavelmente a sua progressão será bem mais rápida. Comigo a coisa foi devagar, muita tentativa e erro, muitos tropeços, muitas lesões e treino para o ego (aquilo de socar peso....sim, eu já fiz isso. Quem nunca?)

Soca peso aí mano!
O meu intuito aqui é falar sobre assuntos que muitos não gostam de falar ou por serem complexos, ou por serem polêmicos. Coisas como...."frutose é ruim? Dieta cetogênica é boa, ou faz mal? Aeróbico antes ou depois da musculação".  Não vou dar receita de bolo ou julgar se aquela dieta ou o kit Mega Ultra Master Blaster Pack funciona ou não. Tentarei ser imparcial e mostrar dados concretos, com referências. 

Estou retomando meus artigos, livros e links que me ajudaram muito a adquirir algum conhecimento na área. Obviamente, editar um post leva tempo e eu não tenho tempo livre durante a semana. Por isso...à vocês peço paciência. Tenho muito assunto para esmiuçar, então, vai longe.

E, como aparece à rodo no Facebook, o FFD...foco, fé e determinação!

Bjss de K-Pax


Fontes das imagens: humortadela.bol.uol.com.br; oglobo.globo.com; piadasdofacebook.com.br

4 comentários:

  1. Perfeito minha amiga, é bom abrir os olhos da galera...

    ResponderExcluir
  2. Perfeito amiga, é bom abrir os olhos da galera...

    ResponderExcluir
  3. Perfeito minha amiga, é bom abrir os olhos da galera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bell, sua linda, aguarde posts futuros. Tentarei ser imparcial e fazer o leitor questionar o que anda aparecendo como verdades. Serão posts polêmicos e provavelmente me darão trabalho porque pretendo referenciar os estudos na área. Nada de achismo não.

      Excluir

Apimente o PV, seu comentário é muito importante!